Biografia
Desde sua infância, Irene Ramos sempre foi curiosa, atenta observadora e amante da natureza e das artes. Cultivava hortas e jardins para desenhar as plantas e suas flores com detalhes e, ainda, preparar receitas ou perfumes com elas. Desde então, se dedicou a tecer peças com lãs, linhas e tecidos, influências de sua família italiana. Ainda com 6 anos aprendeu bordado e seguiu sua infância aprendendo tricô, crochê, macramê, tapeçaria, costura à mão e à máquina. Formou-se modista na adolescência para trabalhar e ganhar seus recursos próprios para fazer seus tão sonhados cursos de pintura. Estudou, então, pintura em tecido, veludo e tela, onde se apaixonou ainda mais pelas tintas. Comercializava seus produtos e, assim, conseguia aprender mais e ampliar seus horizontes. Aos 14 anos, já lecionava pintura e trabalhos manuais com fios e tintas em diversos espaços de criação. Ampliou seus estudos em outras técnicas (desenho, ilustração, tela, madeira, metal, vidro, cerâmica, gesso, couro, entre outros) e passou a lecionar, também, em lojas representando os produtos Acrilex.
Seu entusiasmo pelo conhecimento se ampliou e, então, cursou licenciatura e bacharelado em Química, sua profissão acadêmica. Casou-se jovem, está casada há 40 anos, tem três filhos, um netinho apaixonante e uma família que a apoia sempre em seus projetos. Como empreendedora e microempresária, abriu uma loja com sua mãe artesã onde, por 10 anos, desenvolveram vasta produção de peças artesanais para revenda em sua loja e em, ainda, em várias outras lojas e escolas.
Aliou sua carreira artística com a de docente e educadora por mais de 40 anos, ministrando diversas disciplinas, em salas de aula e laboratórios de EF II, EM, EJA, ONGs, Ensino Superior e Pós-graduação. Fez Mestrado em Química Ambiental na qual construiu, com profissionais parceiros, um "Kit didático simulador do tratamento da água", que foi patenteado pela Universidade e ainda percorre diversos espaços educativos em prol da conscientização ambiental e preservação da água e da natureza.
Conciliou com dedicação e energia as três profissões - Artes, Química e Ambiental - lecionando, criando projetos, orientando e formando alunos e outros professores. Criou um Núcleo de Educação Ambiental – NEA, onde atuou por 14 anos em um dos colégios que trabalhou por 21 anos. Desde sempre colabora entusiasmada como voluntária em comunidades, ONGs e associações socioculturais e espaços educativos. Além de suas obras e projetos, faz ilustrações, apresentações de pintura ao vivo e oficinas.
Estudante ávida, ainda se dedica aos estudos de aquarela, mandalas, numerologia e cristais para aprimorar suas técnicas. Entre seus mestres no segmento das artes, destacam-se: Alexandre Reider (pintura em tela); Ana Marcelina (pintura em tela); Silvio Brasil (desenho de ilustração - APBA); José Ming (óleo sobre tela); Leandro Nunes e Lu Simão (aquarela); Carmelo Gentil (aquarela - APBA); Maya Jurisic, Taty Alencar e Petra Tolmi (mandalas); Bruno Portela (mentoria em carreira artística).